Algumas dicas para manter toda a sua concentração!

Concentração é uma coisa dessas – especialmente se você tiver que estudar para um exame importante e não se sentir bem. Smartphone, YouTube, Netflix e Co. são muito mais atraentes do que vocabulário e fórmulas. Daremos algumas dicas simples sobre como manter o foco durante a fase de exames.

Aprendizagem concentrada: organize seu local de trabalho

Antes de se concentrar no aprendizado concentrado, significa antes de tudo: limpar! Um trabalho decente ajuda você a se concentrar no essencial. Mas não é necessariamente ter muito pouca informação sobre a sua mesa, mas que as coisas certas estão ao nosso alcance . Coisas que você não precisa trabalhar e que poderiam distraí-lo estão na gaveta.

Estudantes

Canetas suficientes para escrever e marcar, blocos de notas, post-it ou qualquer outra coisa que você precise aprender, devem estar ao seu alcance. Também é melhor pensar nos livros e papéis que você precisa para a próxima sessão no dia seguinte, antes de começar a aprender, e reajustá-los também.

Celular ausente, internet desativada

Ative o modo de voo, desative o Wi-Fi ou desligue o smartphone completamente. Essas medidas são um bom começo contra a procrastinação , mas não são suficientes – é o que os pesquisadores da Universidade do Texas descobriram no ano passado.

Seu estudo sobre o uso de smartphones mostrou que o celular perturba nossa concentração mesmo quando está ao lado de nós . Por quê? Porque então nos lembramos constantemente de não pensar no smartphone. Melhor arrumar o celular no bolso, melhor ainda, guardá-lo em outra sala.

Também no notebook, você deve desligar a conexão com a Internet ou remover o mesmo cabo de rede. Então você nem mesmo tentou navegar na Internet. Se a aprendizagem não é sem pesquisa na Internet, aqui estão algumas dicas para você trabalhar sem ser perturbado:

Bloquear sites

Coloque páginas da Web que o distraiam com muita frequência (Facebook, YouTube, sites de notícias) temporariamente no índice ou bloqueie-as completamente. Existem vários programas e add-ons, por exemplo, “Freedom” para o Mac, “LeechBlock” para o Firefox ou “StayFocused” para o Google Chrome. Isso permite que você decida por si mesmo quais páginas são tabus durante uma fase concentrada de aprendizado .

Personalizar configurações do YouTube

Se você usa o YouTube para assistir a vídeos educativos, pode pelo menos desativar a reprodução automática . Isso evita que, após o término do vídeo, o próximo filme seja reproduzido e você será desnecessariamente distraído. A configuração correspondente pode ser encontrada à direita na coluna onde você pode ver vídeos semelhantes. Basta remover a marca de seleção para “Reprodução automática”.

Se você for extremamente vulnerável a distrações e quiser protegê-lo, também deverá excluir sua pesquisa e o histórico de exibição no YouTube . Ao fazer isso, você reduz o risco de ter vídeos de gatos doces na página inicial que lançam completamente um feitiço em você.

Tome notas offline

Se você encontrar um problema durante o aprendizado, a tentação é pedir ajuda no grupo WhatsApp ou no Facebook. Então, você não só arruinar sua concentração (se você já está no Facebook em movimento, também se pode percorrer rapidamente seu feed), mas você aproveitar a oportunidade para sequer pensar em soluções .

Escreva perguntas que surjam durante o aprendizado, então coloque-as em uma folha de papel separada. Seria melhor se você pegasse um pedaço de papel em uma cor brilhante para que você possa encontrá-lo rapidamente entre suas outras notas. No final da lição, você pode ter encontrado uma resposta para algumas perguntas.

Defina prioridades

Antes de chegar ao conteúdo real da aprendizagem, é aconselhável preparar primeiro um “plano de batalha”. Mas você deve se perguntar o que exatamente você tem que aprender para o exame e quão importante é o respectivo conteúdo – você pode registrar isso em um ranking.

Estudantes

Para descobrir o quão importante é o conteúdo discutido para o exame, você já deve tomar notas na sala de aula ou durante a palestra: marque os lugares que seu professor está particularmente interessado ou observe quanto tempo de aula foi dedicado ao assunto. Claro, isso não é uma garantia, mas pode ser útil para uma estimativa aproximada do conteúdo.

Esse ranking também ajuda você a focar sua atenção nas questões importantes e a se concentrar melhor no que é relevante para o exame. Isso é especialmente benéfico quando o tempo restante até o exame está em falta. Você também pode usar essa técnica para ter mais noção do seu tempo : para tópicos particularmente importantes e extensos, você deve planejar mais tempo do que outros – mesmo que sejam menos interessantes ou difíceis de serem executados.